domingo, 23 de fevereiro de 2014

Fazemos coro ao editorial do Globo.

Longe de apoiar o conglomerado jornalístico de extrema direita que durante tanto tempo enganou e manipulou o povo brasileiro, apoiou a ditadura militar, foi contra diversos direitos dos cidadãos brasileiros, mas concordo plenamente com o editorial (leia aqui)do jornal O Globo deste domingo.

Não se pode achar justificáveis os atos dos Black Blocks, como o que levou a morte o cinegrafista da TV bandeirantes, Santiago Andrade, assim como não podemos deixar de criticar os atos dos policiais mal preparados do nosso país, como o que deixaram cego de um olho o fotógrafo Sérgio Silva (leia aqui) ou pior, dos maus (com u mesmo) policiais que mutilaram  o jovem Fabrício Proteus em um protesto em SP ( Fabrício teve um dos testículos removido por causa dos ferimentos a bala causados pelos policiais - leia aqui).

Concordo que o terrível assassinato de Santiago era uma tragédia anunciada e infelizmente não serviu de exemplo. Ontem (22/02) houve novo protesto em SP contra os gastos da Copa e mais uma vez o que se viu foram os Black Blocks em atos de barbárie e policiais agindo com truculência excessiva numa tentativa de conter as manifestações, o que é um direito de todos nós.

Crédito: Brasil 247

O que todos os Black Blocks parecem não entender e que grade parte da culpa de não termos saúde, educação, distribuição de renda e termos tanta corrupção, nossos governantes utilizarem mal o dinheiro público é NOSSA! Mesmo os mais politizados não se dão ao trabalho de ir as seções da Câmara de Vereadores da sua cidade, não nos preocupamos em fiscalizar os que nossos vereadores estão fazendo em prol da nossa própria comunidade quando sequer lembramos em quem votamos na última eleição. Os cidadãos do nosso bairro não se unem para irem até a porta da prefeitura reivindicar que as ruas da cidade sejam limpas e que seja feito saneamento básico.

Crédito: Agência Brasil

E o problema maior não é falta de dinheiro, mas a má utilização dele pelas esferas municipais e estaduais. Graças a política econômica dos governos Lula e Dilma durante os 10 anos que o PT está a frente do país, temos reservas de dinheiro suficiente para resolver os problemas básicos das nossas cidades. No entanto a corrupção ao nível municipal e estadual é alarmante. Pra se ter uma ideia, segundo estudo do sítio Transparência Brasil (baixe aqui), o custo médio anual para que as três esferas de poder (Federal, estadual e municipal) funcionem custa para moradores das capitais R$115,27 ao ano. Este valor deveria ser muito menor não fosse os desvios descarados de dinheiro.

Muito mais importante que as manifestações violentas será a grande manifestação que teremos que fazer em Outubro deste ano e em 2016, onde o brasileiro terá, de verdade, a chance de mostrar que está insatisfeito com a forma como as coisas estão sendo conduzidas. Neste tempo sim, o eleitor deverá mostrar que adquiriu nova consciência política não mais votando nos "coronéis" legislativos, deputados estaduais e federais que estão a anos recebendo as custas do altíssimo imposto pago por nós e que não produzem em prol da população que o elegeu.

Fica a pergunta: O que eu estou fazendo para contribuir com o fim do mau uso de dinheiro público na minha Cidade/Estado/País?

Nenhum comentário:

Postar um comentário